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UBÁ> COMITÊ DE SAÚDE AUTORIZA RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS NAS ESCOLAS PARTICULARES

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Aconteceu na tarde dessa quarta-feira(19/05), uma reunião com representantes das Escolas Particulares de Ubá com o Comitê de enfrentamento Covid, Secretaria municipal de Saúde e Secretaria municipal de Educação –  quando foi autorizado o retorno das aulas presenciais em Ubá nas escolas particulares a partir da segunda-feira dia 24/05/2021. Segundo o secretário municipal de Educação Samuel Gazola, será seguido a definição do protocolo de retorno às aulas presenciais do programa Minas consciente. O sistema será de forma híbrida(casa/escola) e será opcional.
Ubá está na Onda Amarela do Programa.
O Governo de Minas apresentou, no final de fevereiro de 2021, os critérios de adequação a serem seguidos pelas escolas para atender ao novo protocolo de saúde para a volta às aulas presenciais no Estado. A ideia é que o retorno aconteça através de um modelo híbrido, mantendo o ensino remoto.
Para o município classificado na onda amarela, será liberado o ensino híbrido para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1.º ao 5.º ano).  As salas de aula deverão manter 1,5 metro de distância linear entre os alunos. Segue mantida a alternância de semanas entre os alunos.
Em situações em que ocorra a regressão da onda, com o município deixando a classificação verde e amarela e passando para a vermelha, as atividades presenciais serão mantidas, porém, as restrições serão ampliadas. Neste caso, a distância entre os estudantes passará de 1,5 metro para 3 metros, combinadas com todos os protocolos sanitários definidos pelo comitê de saúde.

ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR
Para que o retorno às atividades presenciais em salas de aula seja feito de maneira segura e assertiva, as escolas devem se preparar em diversos aspectos para esse retorno, através de adequações apropriadas para a situação singular de cada instituição. Deve-se considerar estrutura física, dimensões do prédio e das salas, ventilação dos ambientes, áreas ao ar livre, número e faixa etária dos estudantes, número de profissionais que trabalham na escola, disponibilidade de máscaras, produtos de higienização, testagens diagnósticas, dentre outros. Dentre as adequações necessárias na estrutura escolar, destacam-se:


▪ Planejar o fluxo de entrada e saída dos alunos, professores e demais profissionais e, se
possível, estabelecer entradas separadas para alunos e profissionais;
▪ Facilitar o acesso a pias ou lavatórios com água, sabonete líquido e papel toalha;
▪ Disponibilizar dispensadores de álcool 70° pelos ambientes da escola e disponibilizar
produtos de higienização de ambientes;
▪ Padronizar as lixeiras das escolas de forma a serem todas com tampas e pedal;
▪ Marcar o chão (para filas, por exemplo) e afastar as cadeiras na sala de aula, na distância
recomendada no capítulo a frente;
▪ Distribuir cartazes indicando o fluxo de pessoas, locais de dispensadores de álcool 70°,
distanciamento, uso correto das máscaras e uso correto das lixeiras;
▪ Planejar a oferta correta de refeições. Se possível, oferecer refeições embaladas ou
separadas individualmente, para consumo na própria sala de aula, evitando deslocamentos
e permanência no refeitório. Caso não seja possível, deve-se evitar o self-service de
alimentos, devendo a refeição ser servida por um profissional (devidamente paramentado
com equipamentos de proteção individual);
▪ Realizar a divisão de alunos em grupos, fixos e com poucos alunos, bem como
estabelecer escala de horários para evitar aglomerações;
▪ Limitar ao máximo o acesso de visitantes ou voluntários ao prédio da escola;
▪ Certificar a ventilação adequada dos espaços, com portas e janelas abertas;
▪ Estabelecer barreiras físicas em lugares onde não é possível manter distância (recepção, por
exemplo);
▪ Promover educação contínua da higienização correta das mãos, uso de máscaras e higiene
respiratória;
▪ Todas essas medidas precisam ser entendidas na lógica de cada ambiente escolar, portanto,
devem ser absorvidas e reforçadas pelo município e pela gestão da instituição.

Direto da Redacao

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