Compartilhe
Ubá recebeu até o momento mais de 5.600 doses, 90% já foram aplicadas seguindo o plano nacional de imunização.
Nossa redação perguntou a Secretaria Municipal de Saúde de Ubá, se alguma dessas pessoas que foram vacinadas, apresentou algum efeito pós-vacinação. Não foi informado qual vacina apresentou as reações colaterais.
As perguntas foram enviadas em 12 de março e respondidas em 17 de março de 2021.
Segundo informações, o procedimento de vacinação segue os protocolos: “as pessoas que procuram o serviço de imunização, são perguntadas se no momento estão sentindo algo ou realizando algum tipo de tratamento de saúde. Caso resposta seja negativa, o paciente é vacinado.”
1 – Foi registrado algum efeito colateral, mesmo que mínimo, em alguma pessoa que foi imunizada?
Sim, tivemos alguns casos em que pacientes após terem sido vacinados, apresentaram reações leves como cefaleia, mialgia, algumas febre, e calafrios.
2 – Há previsão de compra de vacinas direto pelo município de Ubá com o Butantan ou outro laboratório?
O município de Ubá enviou para a Câmara Municipal um projeto de lei que ratifica o protocolo de intenções firmado pelo município para a participação no Consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que tem a finalidade de adquirir vacinas, além de medicamentos, insumos e equipamentos para a área da saúde para o combate à pandemia do coronavírus. Aguarda-se a aprovação, pois o prazo limite para envio à FNP é 19/03.
3 – O serviço de vacinação na policlínica com outras vacinas, continua?
Não houve interrupção da vacinação de rotina, em nenhuma das salas de vacinação do município (Policlínica e ESFs).
4 – Nas medidas restritivas da Onda Vermelha, além das Praças São Januário, Independência; a Praça Guido e demais no centro, estão previstas o isolamento?
Há intenção de realizar o cercamento de outras praças nos próximos dias, a depender de fornecimento de material para tal finalidade.
**Atualização
O Projeto de Lei 26/2021 que autoriza o Poder Executivo a participar do Consórcio Público para compra de vacinas contra a COVID-19 – Foi aprovado no dia 18 de março por unanimidade pelo legislativo ubaense.
**Ubá foi obrigada a passar para Onda Roxa do Programa Minas Consciente – do Governo do Estado – A Praça Guido Marliere, teve parte isolada e, Agenor Barbosa foi isolada na tarde dessa quinta-feira(18/03).