Categories: Notícias

COVID-19> VARIANTE DO VÍRUS SÃO ENCONTRADOS EM MURIAÉ, BARBACENA E ALÉM PARAÍBA

Compartilhe

Nova variante P.2

A Fiocruz também comunicou à SES a detecção da nova variante P.2, detectada em 15 amostras de 12 cidades mineiras: uma em Ouro Branco, Caratinga, Coronel Fabriciano, Cruzília, Imbé de Minas, Ribeirão das Neves, Rio Manso, Santa Luzia, São José da Lapa e Taiobeiras, duas em Além Paraíba e três em Varginha.
Essa linhagem contém a mutação E484K na Spike e já foi encontrada em todas as regiões do país. No entanto, essas mutações identificadas não são consideradas Variantes de Atenção (VOC).
O relatório técnico da Funed, enviado nessa segunda-feira (1°/3) à SES, aponta que foram encontradas quatro amostras com a variante P2 em pacientes de Uberaba, Ibitiúra de Minas, Esmeraldas, e um paciente de Manaus que estava de férias em Minas.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou, na tarde desta terça-feira (2), que através da confirmação de exames laboratoriais, foi possível notar a presença de variantes do coronavírus em Barbacena, Muriaé e Além Paraíba.

Devido à situação, o Estado ainda informou que com isso, a SES-MG intensificou ainda mais as investigações sobre a circulação das cepas em Minas Gerais.

Barbacena

variante chamada de VOC 202012/01, linhagem B.1.1.7, que a princípio foi descoberta no Reino Unido, foi detectada na amostra de um paciente de Barbacena. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Rede Corona-Ômica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), o Instituto Hermes Pardini e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Além Paraíba

Após exames realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi encontrada a variante P.2 em duas amostras de pacientes em Além Paraíba. Na última semana, a Prefeitura já havia divulgado a informação e que tomava todas as providências necessárias, no entanto, a SES-MG ainda não confirmou. linhagem P.2 contém a mutação E484K na Spike e já foi encontrada em todas as regiões do país. No entanto, essas linhagens identificadas não são consideradas Variantes de Atenção (VOC).

Muriaé

A Fiocruz também detectou um genoma da linhagem B.1.1.143 em Muriaé. Em contato com a Prefeitura, a mesma explicou que ainda não recebeu a comunicação da situação através do Estado.(FonteG1)

 

 

Direto da Redacao

Recent Posts

USUÁRIOS DO SUS EM MG PODERÃO ESCOLHER HOSPITAL PARA PROCEDIMENTO DE CIRURGIAS ELETIVAS

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do Sistema Único…

2 dias ago

UBÁ: EPAMIG REALIZA ESTUDO PARA DESENVOLVER MADEIRA CLONADA EM PARCERIA COM INDÚSTRIAS

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…

2 dias ago

GUIDOVAL: DENTISTA SOFRE ACIDENTE E PERDE A VIDA NA REGIÃO OURO PRETO

Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…

2 dias ago

CÂMARA MUNICIPAL DE UBÁ PROMOVE SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNICIPAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…

4 dias ago

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE ARREMESSAR BOMBA EM ESTÁDIO

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…

5 dias ago

UBÁ: OPERAÇÃO DA PM NA REGIÃO DO ALTAIR ROCHA ACABA COM TRÁFICO DE DROGAS E APREENSÃO DE MENOR

Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…

6 dias ago