A produção de mudas é o carro-chefe da economia de Dona Euzébia-MG. Tanto que o município é o maior fornecedor de Minas Gerais, com centenas de agricultores que investem na produção e comercialização de frutíferas, planta ornamentais e florestais. Somente a safra de mudas de citros registra quatro milhões de unidades por ano.
Com o surgimento da pandemia em 2020, a circulação de pessoas diminuiu e a visita de consumidores aos viveiristas ficou prejudicada. Pensando nisso, a Emater-MG criou um catálogo eletrônico dos viveiros que pudesse ser disponibilizado aos compradores interessados.
“Com o catálogo, o consumidor, seja ele agricultor, florista, decorador ou qualquer outro público que queira adquirir mudas poderá entrar em contato direto com os viveiristas.
A produção é referência em qualidade e variedade. O Engenheiro-agrônomo da Emater e responsável pela criação do catálogo, Breno de Almeida Neves destaca outra característica dos viveiristas da região: “atender à necessidade de cada consumidor, de forma rápida e prática”.
Reconhecimento
O trabalho de criação do catálogo pela Emater-MG em Dona Euzébia foi vencedor regional do prêmio Destaque MelhorAção. O concurso é uma ação interna da empresa para destacar e divulgar projetos e ações de seus empregados que tenham obtido resultados significativos para a Emater-MG e seus clientes.
Variedades
Todos os viveiros relacionados no catálogo são registrados no Ministério da Agricultura e tem a Emater-MG como responsável técnica. O catálogo apresenta o nome e contato de 88 viveiristas. No total, a lista tem mais de 300 variedades de mudas.
“A ideia é contribuir para a maior divulgação dos viveiros do município e, consequentemente, ampliar o mercado das mudas de Dona Euzébia. Além disso, o consumidor não precisará se deslocar aos viveiros à procura de espécies de mudas, o que contribui para a prevenção à covid-19, protegendo tanto o produtor quanto o comprador neste momento de pandemia”, afirma o técnico da Emater-MG.
A proposta é atualizar o catálogo, em formato PDF, a cada seis meses. Os interessados em receber a relação dos viveiristas de Dona Euzébia podem fazer a solicitação pelo e-mail dona.euzebia@emater.mg.gov.br.
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…
A previsão que o Programa Saúde Itinerante deve realizar cerca de 250 atendimentos por dia.…
Nos últimos dias o assunto que dominou as redes sociais foi o “fim da 6x1”…