UBÁ> SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ABRE CADASTRAMENTO ESCOLAR PARA 2021
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*foto capa arquivo
Cadastramento escolar para vagas a partir do Ensino Fundamental
A Secretaria de Educação realiza até o dia 11 de dezembro o cadastro escolar dos estudantes para uma vaga a partir do 1.º Ano do Ensino Fundamental, nas escolas da rede municipal de ensino para 2021. Neste ano, o cadastramento será efetuado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais através do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM).
O cadastramento será on-line através do endereço www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Caso pais e/ou responsáveis não possuam meios digitais para o cadastro escolar, eles devem procurar as escolas públicas (municipais ou estaduais) para realizar a inscrição, adotando todas as medidas de segurança: uso de máscara, distanciamento social, álcool em gel, de modo a evitar a transmissão da Covid-19.
Quem deve se cadastrar no SUCEM?
– candidatos (alunos) às vagas no ensino fundamental e ensino médio para ingresso no ano de 2021 na rede pública de ensino de Minas Gerais, especificamente:
– criança com 6 (seis) anos completos ou a completar até 31 de março de 2021, assegurando-se, excepcionalmente o direito de continuidade e prosseguimento de estudos sem retenção aos alunos que se encontravam matriculados e frequentando instituições de educação infantil (Resolução CNE/CEB n.º 2/2018);
– alunos que irão ingressar nos demais anos de escolaridade da educação básica, advindo de outras redes que não a rede municipal Ubá;
– estudantes já matriculados na rede pública em 2020, mas em escola que não oferecerá em 2021 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente, exemplo: 5.º Ano para 6.º Ano;
– público que pretenda retornar aos estudos, incluindo ensino fundamental, ensino médio e EJA;
– estudantes já matriculados na rede pública do Estado ou do Município, mas não renovou matrícula por algum motivo.
A inscrição é on-line, no endereço: cadastroescolar.educacao.mg.gov.br e deve ser feita até o dia 11 de dezembro de 2020. No ato da inscrição no SUCEM é necessário preencher diversas informações relativas aos estudantes:
– Informações sobre a certidão de nascimento do candidato/aluno (livro, folha, termo, registro, Município onde foi lavrada a Certidão de Nascimento e a unidade federativa do cartório);
– Endereço completo com CEP;
– Número da carteira de identidade, com órgão expedidor, e do CPF, se o candidato/aluno possuir;
– Número da carteira de identidade, com órgão expedidor, e do CPF, do responsável legal;
– No ato da inscrição, o responsável deve indicar até 3 escolas, dentro do zoneamento escolar (escolas próximas à residência do aluno). A exceção ao zoneamento se dá no cadastramento para escola estadual de tempo integral e EJA.
Informações
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ubá