#ENTREVISTAS> VICENTE MOTA RESPONDE PERGUNTAS DA REDAÇÃO
Compartilhe
A redação do site Jornal Ubaense online – com responsabilidade editorial – do jornalista Amarildo Oliveira Netto – enviou aos oito candidatos que irão disputar às eleições municipais para o cargo de Prefeito, 10 perguntas, dando uma oportunidade do eleitor ubaense de conhece-lós. Como combinado na carta convite, as entrevistas serão publicadas de acordo com o retorno das respostas.
A terceira entrevista respondida será do Vicente Mota.
VICENTE MOTA – CIDADANIA – 23
1 – CONTE DE FORMA RESUMIDA SUA HISTÓRIA DE VIDA. (MÁXIMO 20 LINHAS)
Sou o primeiro filho de uma família de seis irmãos. Uma família humilde e tendo que ajudar no orçamento de casa, comecei a trabalhar aos sete anos de idade como auxiliar de eletricista com meu pai. Desde cedo, fui acostumado com o trabalho, com a luta para a sobrevivência típica de um cidadão comum, “sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior”.
Atividades simples que muito me dignificaram como: ambulante, pipoqueiro, eletricista… até chegar a ser radialista, onde tive o prazer de trabalhar com o inigualável Xavier Pereira e a 36 anos ter a honra de fazer parte desta empresa, as organizações que levam o seu nome.
Sou casado à 27 anos, tenho três filhos e à 6 anos sou diretor presidente da Web TV Minas, não bebo, não fumo, sou um cidadão de hábitos simples que prioriza a fé em Deus, minha família e o meu trabalho. Tenho por características uma personalidade forte, porém sei ouvir e entender os pensamentos e opiniões diferentes das minhas, uma vez que, somos únicos e temos os mesmos direitos e deveres.
2 – POR QUE DISPONIBILIZOU SEU NOME PARA DISPUTAR O CARGO DE PREFEITO?
Eu vim de um meio muito humilde. Tive uma bicicleta como um único meio de transporte, profissões alternativas e tudo o que eu consegui foi exclusivamente com o suor do meu trabalho, sendo que todas essas profissões me deram oportunidade de estar diretamente em contato com o povo porque eu sou POVÃO também, com muito orgulho.
Por isso, por sentir na pele os problemas de um cidadão comum e conviver com a necessidade da maioria, é que – com essa experiência acumulada – resolvi disponibilizar meu nome como candidato, pois a matéria prima principal de um município é a sua gente. E há muito que eu venho me preparando para isso, e agora chegou o momento.
3 – QUAL SUA AVALIAÇÃO SOBRE OS ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO NO CENÁRIO POLÍTICO NACIONAL?
Infelizmente este é o pior câncer do Brasil. É o que emperra o desenvolvimento de todos os segmentos da nação e penaliza o povo que acaba pagando por toda essa desordem. É até difícil fazer uma avaliação, pois a cada dia surge um novo escândalo com os corruptos apostando na impunidade. Para se ter uma ideia por exemplo, o ex-chefe de gabinete do governador do estado do Pará, Helder Barbalho, chegou a ter uma máquina de contar dinheiro por não dar conta de contar com as mãos.
1,2 bilhões estão envolvidos, segundo a polícia federal, em negócios escusos com dinheiro destinado para a Saúde.
Esse caso é recente e é só mais um entre milhares de casos.. mas o povo já começou a perceber isso e está apoiando o que é certo, uma vez que aumenta o seu conhecimento sobre os maus políticos e isso é uma luz no fim do túnel e um bom indício de dias melhores. Temos a Operação Lava Jato, onde muita gente grande foi presa por causa disso. Vai levar ainda algum tempo, mas a tendência é melhorar.
4 – A EDUCAÇÃO MUNICIPAL É DE RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA DE UBÁ. O QUE PRETENDE FAZER PARA AMPLIAR OU MANTER OS MILHARES DE ALUNOS E ALUNAS NA REDE MUNICIPAL E RECEBER ENSINO DE QUALIDADE?(LEMBRANDO QUE ESTAMOS EM UMA PANDEMIA)
No primeiro momento, vamos fazer um diagnostico da situação de cada escola e das condições dos alunos. Os professores tem que ser ouvidos e não sacrificados. Eles, os professores, são de fundamental importância diante desse impasse, para que possa ser minimizado o prejuízo educacional que hoje é uma realidade. Os alunos são filhos e por isso, são os bens mais preciosos de seus pais. Eu também tenho um filho em escola pública e vivo esse dilema. Ninguém sabe ao certo o que será o amanhã devido à essa pandemia.
Isso não é uma receita de bolo e nem temos uma fórmula mágica para solucionar essa crise, sendo que o fato também envolve a questão da saúde. Por isso que é fundamental esse diagnostico para conhecermos a realidade das escolas, assim como a opinião dos professores, que são as verdadeiras autoridades no assunto didático e tem que serem ouvidos, além de um amplo estudo cientifico com médicos especialistas para garantir a saúde dos nossos alunos.
5 – HÁ EM UBÁ NESTE MOMENTO, MUITAS OBRAS INACABADAS. SE ELEITOR FOR, O QUE PRETENDE FAZER?
Amarildo, com todos os políticos que nós já trabalhamos, conhecemos e conversamos nas esferas estaduais e federais, eles afirmam que Ubá só não tem mais recursos porque “As portas ficam fechadas”. A nossa intenção são abri-las para que os recursos possam chegar.
Estamos alinhados com políticos certos, sem vaidades, trabalhando e mostrando serviços, fazendo uma boa gestão dos recursos do município e tendo foco no que for fazer, os recursos chegam e assim muitas obras podem ser concluídas e tantas outras realizadas. Trabalho, planejamento e transferência são fundamentais, além, é claro, de se ter disposição a partir dos mínimos detalhes: Se em uma rua um buraco for aberto para realizar um reparo, ao concluí-lo, o buraco tem que ser fechado. Isso é o básico.
6 – UM DOS GRANDES PROBLEMAS DE UBÁ É O TRÂNSITO, PRINCIPALMENTE NO CENTRO DA CIDADE. QUAL SUA PROPOSTA PARA MELHORIAS NESTA ÁREA?
Amarildo, foram noites, dias e muitas horas até chegarmos à elaboração de um Plano de Governo eminentemente para Ubá e com a cara de Ubá. A questão do trânsito é seríssima. Para se ter uma ideia, o município tem, registrados hoje, mais de 70.000 veículos. O trânsito envolve saúde, envolve INSS e o Estado em geral dentre muitos outros fatores que acabam onerando o município e lesando fisicamente muita gente devido ao alto índice de acidentes. Agora, não podemos fazer nada de uma hora pra outra, já temos uma análise prévia técnica de uma equipe de engenharia de transito, e essas medidas surtirão efeito à médio prazo.
Durante o dia, são “três horário de pico” que são horríveis. Muitas questões de estacionamentos tem que ser revistas, usar os meios de comunicação para informar que serão feitas mudanças, implementá-las com a aquiescência da polícia militar e viabilizar a criação de um curso de agentes de trânsito para dar sequencia à essas ações que serão colocadas passo a passo, gradativamente e de uma forma a conscientizar o cidadão.
7 – UMA DAS AFLIÇÕES DA POPULAÇÃO UBAENSE É A FALTA DE ÁGUA. HÁ NO SEU PLANO DE GOVERNO PROJETOS QUE PREVÊ MELHORIAS NESTA ÁREA?
Essa é outra questão também que não tem uma solução imediata, a escassez hídrica é o maior desafio para a administração. O Rio Ubá é o nosso principal manancial de abastecimento e é o segundo do Estado em pior qualidade da água, além do que causa na época da chuva e o que falta na época da seca. Neste levantamento que nós já iniciamos, percebe-se que é um problema de alta complexidade com solução de alto custo.
Um mapeamento do Rio Ubá é o primeiro passo para começar a implantar a solução. Reservatórios para contenção de enchentes, controle na aprovação de novos loteamentos, revegetação das margens, captação de águas de chuva nas residências e prédios, são possibilidades que estão sendo estudadas para darmos início à este trabalho.
Essa questão foi a mais discutida na elaboração do nosso Plano de Governo. E verificamos que são necessárias tanto obras menores quanto obras maiores para solucionar a escassez hídrica, assim como as enchentes e o tratamento de esgoto. E a Copasa vai ser a primeira a ser questionada através de uma auditoria e terá que prestar esclarecimentos à toda a população de uma forma convincente e transparente.
8 – UBÁ NÃO POSSUIU 100% DE COBERTURA DE ATENDIMENTO MÉDICO. O QUE SEU PLANO DE GOVERNO FALA DE MELHORIAS NESTA ÁREA?
O nosso plano de governo foi elaborado com a participação de especialistas nas áreas específicas que compõem a nossa equipe. Você pode perceber, que direta ou indiretamente, vários pontos convergem para a saúde, como a segurança, trânsito, a questão da escassez da água dentre outros. Se tudo isso funcionar de uma forma satisfatória, será um fator a menos a sobrecarregar a saúde.
No entanto, várias medidas especificas nós planejamos viabilizar para que possamos ter uma melhora à curto prazo:
– Adesão ao programa Saúde na Hora;
– Melhor utilização do SIM SAÚDE;
– Reestruturação das estratégicas do programa de saúde
– Implantação de um laboratório municipal;
– Equipar unidades móveis para levar atendimentos médicos à regiões rurais;
– Informatizar e religar toda a rede de saúde;
– Ampliar o serviço de residência terapêutica;
– Implantação do Centro estadual de atenção especializada;
– Inovação e tecnologia através de um cadastro para cirurgias eletivas e exames diagnósticos.
9 – O TRANSPORTE URBANO EM UBÁ RECEBE MUITAS RECLAMAÇÕES. NO SEU PLANO DE GOVERNO O QUE É PROPOSTO PARA MELHORAR A VIDA DA POPULAÇÃO QUE PRECISA DIARIAMENTE USAR O COLETIVO URBANO?
Infelizmente o contrato atual com a Viação Ubá, vai até julho de 2022. Porém, o que me motiva é que em todo o contrato possa haver uma brecha jurídica, no que será analisado imediatamente pela nossa equipe. E a primeira coisa a ser feita, juntamente com a Copasa, é verificar minuciosamente esta situação. Eu quero saber de todos os detalhes, e por menores. Notificações, justiça, mandado de segurança e todos os meios jurídicos serão utilizados em busca de uma solução, com a intenção de se abrir espaços para que novas empresas de transporte possam atuar no município de uma forma satisfatória.
Tudo será feito para favorecer à população. Conheço muito bem essa situação e sei que muita gente precisa do transporte público e este panorama tem que ser mudado. Do jeito que está, não pode continuar. E essa mudança tem que ser imediata. No que diz respeito ao transporte, também temos um planejamento para a melhoria das estradas municipais, não só para beneficiar a população, assim como para escoar a produção rural.
10 – VOCÊ TEM AQUI A OPORTUNIDADE DE FALAR COM O ELEITOR. POR QUE NÓS UBAENSES DEVEMOS VOTAR EM VOCÊ?
Eu sou do povo, conheço os anseios do povo, sou de origem humilde, sofro na pele os problemas do povo e me preparei para este momento.Conheço todos os problemas do Município, tenho disposição, caráter e sou transparente em meus atos. Sou o principal representante da renovação e mudança. Sou um homem do povo! A vontade que eu tenho de trabalhar é maior do que o desafio que vou enfrentar!
***
Acesse aqui o Plano de Governo do candidato