JornalUbaenseonline

UBÁ> PANDEMIA CANCELA EVENTO CÍVICO PELO BRASIL, MAS VOCÊ SABE O QUE REPRESENTA O DIA 7 DE SETEMBRO?

Compartilhe
PANDEMIA CANCELA EVENTO CÍVICO PELO BRASIL, MAS VOCÊ SABE O QUE REPRESENTA O DIA 7 DE SETEMBRO?" aria-label="Share on Facebook"> PANDEMIA CANCELA EVENTO CÍVICO PELO BRASIL, MAS VOCÊ SABE O QUE REPRESENTA O DIA 7 DE SETEMBRO?" data-param-url="https://jornalubaenseonline.com.br/2020/09/07/uba-pandemia-cancela-evento-civico-pelo-brasil-mas-voce-sabe-o-que-representa-o-dia-7-de-setembro/" aria-label="Share on Twitter"> PANDEMIA CANCELA EVENTO CÍVICO PELO BRASIL, MAS VOCÊ SABE O QUE REPRESENTA O DIA 7 DE SETEMBRO? https://jornalubaenseonline.com.br/2020/09/07/uba-pandemia-cancela-evento-civico-pelo-brasil-mas-voce-sabe-o-que-representa-o-dia-7-de-setembro/" aria-label="Share on WhatsApp">
Banda de Música do 21º BPM/UBÁ setembro de 2018

O ano de 2020 já entrou para história. Um ano que certamente bilhões de pessoas irão se lembrar não apenas pela angústia e medo, porque aquele “normal”, nunca mais irá voltar. Hoje, dia 7 de setembro de 2020, o Brasil lembra sua independência de Portugal. 7 de setembro de 1822, a data que ficou conhecida pelo episódio do “Grito do Ipiranga”.

A Independência do Brasil iniciou-se às margens do Rio Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom Pedro I ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes.

Em seguida, gritou “Independência ou Morte” e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal.

Apesar do grito de Independência, O Brasil continuou a ser uma Monarquia, que se estendeu até 1889, quando aconteceu a Proclamação da República após um golpe militar.

 

Alunos e alunas do Colégio Militar Tiradentes/Ubá

UBÁ-MG

O desfile cívico em Ubá, foi resgatado em 2018, depois de uma pausa de 10 anos. O evento aconteceu em 2018, 2019 e neste ano de 2020, devido à Pandemia, não aconteceu. O evento reúne as escolas municipais, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e leva às ruas milhares de ubaenses.

 

Sair da versão mobile