Categories: Notícias

(ECA)ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMPLETA 30 ANOS.

Compartilhe
Divulgação

A Lei n.º 8.069, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi criada em 13 de julho de 1990. A norma que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente é bastante famosa no mundo inteiro, pela amplitude de seus preceitos e pela forma como proteger as crianças.

Por que foi criado?

Na década de 70, surgiu o Código de Menores, uma lei de proteção aos menores — ao menos em teoria. De acordo com seu primeiro artigo, ele dispunha sobre assistência, proteção e vigilância a menores de até 18 anos em situação irregular.

Com o advento da Constituição de 1988, também chamada de Constituição Cidadã, difundiram-se os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, além do fomento à participação popular. Como fruto dos movimentos sociais que realmente defendiam seus direitos, nasceu o Estatuto da Criança e do Adolescente, que reúne normas para garantir a tão sonhada proteção.

Qual é a sua importância?

A Constituição Federal estabeleceu a família, a sociedade e o Estado como responsáveis pela formação e estruturação dos indivíduos, conforme dispõe o artigo 227:

  • Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

É o reconhecimento das crianças e dos adolescentes como sujeitos de direitos protegidos pela lei. A importância do ECA deriva exatamente disso: reafirmar a proteção de pessoas que vivem em períodos de intenso desenvolvimento psicológico, físico, moral e social.

O que o ECA garante?

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é o documento que traz a Doutrina da Proteção Integral dos Direitos da Criança, que coloca a criança e o adolescente como sujeitos de direito com proteção e garantias específicas, como dito anteriormente. Para que isso seja alcançado, estruturou-se em dois princípios fundamentais:

  1. Princípio do Interesse do Menor: todas as decisões que dizem respeito ao menor devem considerar seu interesse superior. Ao Estado, cabe garantir que a criança ou o adolescente tenham os cuidados adequados quando pais ou responsáveis não são capazes de realizá-los;
  2. Princípio da Prioridade Absoluta: contido na norma constitucional (artigo 227), ele estabelece que os direitos das crianças e dos adolescentes devem ser tutelados com absoluta prioridade.

Considerando esses princípios, o ECA tenta garantir aos menores os direitos fundamentais que todo sujeito possui: vida, saúde, liberdade, respeito, dignidade, convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte, lazer, profissionalização e proteção no trabalho. Enfim, tudo para que possam exercer a cidadania plena.

Quais são os deveres dos Conselheiros Tutelares?

Conforme dispõe o artigo 131 do ECA, Conselho Tutelar é o órgão que possui o dever de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Para que isso seja possível, são funções dos conselheiros, dentre outras:

  • Atender as crianças e adolescentes cujos direitos foram ameaçados ou violados, bem como os menores que praticaram ato infracional;
  • Atender e aconselhar os pais ou responsável (encaminhar para serviços de apoio à família, cursos de orientação, tratamentos psicológicos);
  • Promover e incentivar, na comunidade e nos grupos profissionais, ações de divulgação e treinamento para o reconhecimento de sintomas de maus-tratos em crianças e adolescentes.       

CONSELHO TUTELAR EM UBÁ

Número fixo (32)  3301 – 6719 (Horário comercial, 8h às 18h).

Número celular Plantão após às 18h e 24 horas Fim de semana e feriados. 9 8892 5467

Informações https://www.childfundbrasil.org.br/

Amarildo Oliveira Netto

Recent Posts

USUÁRIOS DO SUS EM MG PODERÃO ESCOLHER HOSPITAL PARA PROCEDIMENTO DE CIRURGIAS ELETIVAS

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do Sistema Único…

12 horas ago

UBÁ: EPAMIG REALIZA ESTUDO PARA DESENVOLVER MADEIRA CLONADA EM PARCERIA COM INDÚSTRIAS

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…

17 horas ago

GUIDOVAL: DENTISTA SOFRE ACIDENTE E PERDE A VIDA NA REGIÃO OURO PRETO

Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…

1 dia ago

CÂMARA MUNICIPAL DE UBÁ PROMOVE SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNICIPAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…

3 dias ago

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE ARREMESSAR BOMBA EM ESTÁDIO

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…

4 dias ago

UBÁ: OPERAÇÃO DA PM NA REGIÃO DO ALTAIR ROCHA ACABA COM TRÁFICO DE DROGAS E APREENSÃO DE MENOR

Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…

5 dias ago