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Segundo empresa concessionária que atende parte da região da zona da mata mineira, as ocorrências aumentaram 129% no primeiro quadrimestre de 2020, comprometendo o fornecimento de 4,8 mil clientes.
Durante o isolamento social, a brincadeira de soltar pipa, tornou-se um passatempo das crianças e até adultos. Porém a distração pode causar danos à rede elétrica, comprometendo o fornecimento de energia nos locais atingidos, além de expor as pessoas ao risco de acidentes graves. Entre janeiro e abril deste ano, houve um aumento de 129% no número de ocorrências de pipa na rede elétrica na área de concessão da Energisa Minas Gerais, em comparação a 2019. No mesmo período do ano passado, foram registradas sete ocorrências, enquanto em 2020 essa quantidade subiu para 16, comprometendo o fornecimento de 4,8 mil clientes.
Muriaé é a cidade da área de concessão da Energisa em Minas que registra o maior número de ocorrências, com 25% do total. Ubá é a segunda, com 18,7%. No último sábado, 06 de junho, a Energisa registrou duas ocorrências de interrupção de energia por pipa na rede sendo uma em São João Nepomuceno e a outra em Miradouro.
Felizmente, nenhum acidente de choque elétrico foi registrado até o momento, mas o risco é iminente.
Siga as orientações:
– Jamais solte pipa próximo à rede elétrica;
– Não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol;
– Nunca tente remover a pipa que tenha ficado enroscada na rede elétrica. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;
– Não solte pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas;
– Não empine pipa em dias de chuvas e relâmpagos;
– Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes;
– Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos canais de atendimento.