COVID-19>>UBÁ REGISTRA 57 CASOS SUSPEITOS> Uma paciente do sexo feminino, da faixa etária de 30 a 35 anos está internada na UTI
Compartilhe
Comunicado oficial 11 / COVID-19
Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.
O número de casos suspeitos é de 57. Dez resultados foram recebidos, e apontam resultado negativo. Não há nenhum caso confirmado na cidade.
Dentre os casos suspeitos, registra-se o caso de um paciente internado em UTI. Trata-se de paciente do sexo feminino, da faixa etária de 30 a 35 anos. Foi feita a coleta de materiais e aguarda-se o resultado do exame. Todos os demais pacientes com suspeita da doença foram orientados quanto às medidas de higiene e isolamento domiciliar, e assinaram termo de responsabilidade.
A Secretaria de Desenvolvimento Social/Banco de Alimentos, em conjunto com a Secretaria de Educação, fez um levantamento das famílias em vulnerabilidade social (em especial aquelas que ficarão com maior risco de insegurança alimentar devido à suspensão das aulas) para distribuição de cestas básicas. A distribuição continua sendo realizada.
Kits de higiene também estão sendo distribuídos para pessoas em situação de rua. Aqueles que não foram contemplados, podem procurar o Centro POP, na Rua João Guilhermino, 96, Centro.
Decreto em vigor
As barreiras sanitárias estão sendo realizadas, tendo como objetivo ações educativas e informativas. O funcionamento é de 7h às 18h. A suspensão das atividades comerciais e industriais na cidade permanecem em vigor, de acordo com o Decreto Municipal 6.362/2020. Denúncias relacionadas ao descumprimento das medidas devem ser encaminhadas a Polícia Militar, pelo 190. A equipe de fiscalização da Prefeitura também recebe as denúncias pelo canal de ouvidoria do município: http://www.uba.mg.gov.br/ouvidoria.
A Prefeitura segue orientação do Ministério da Saúde e recomenda que só procure atendimento quem apresentar sintomas como febre ou sinal/sintoma respiratório. Nestes casos, orienta-se o paciente a procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município (segunda a sexta, de 7h às 16h) ou a Policlínica Regional – funcionamento ampliado (7h às 20h). À noite e aos finais de semana, pacientes com os sintomas relatados acima devem procurar o Pronto Atendimento Municipal do Hospital São Vicente de Paulo, que possui local adequado para atendimento e recebeu reforço de médico e equipe técnica de retaguarda.
No site uba.mg.gov.br, a imprensa e os cidadãos podem acessar um link com perguntas e respostas sobre o COVID-19 em Ubá, além do funcionamento dos órgãos públicos e a relação de todos os decretos e comunicados publicados até o momento.
Informações Assessoria Prefeitura de Ubá.