Notícias

RUA DO XAXÁ > RADIALISTA FRANCISCO XAVIER PEREIRA É ETERNIZADO COM SEU NOME EM RUA DE UBÁ

Compartilhe


Foi votado e aprovado na reunião ordinária da Câmara Municipal de Ubá – no dia 02 de Março de 2020 – o Projeto de Lei 014/2020, que “Dispõe sobre a denominação de Rua Francisco Xavier Pereira (Xaxá), a logradouro público desta cidade.” A PL foi indicado pela vereadora Rosângela Alfenas, que falou com o jornalista Amarildo Oliveira Netto da emoção em poder eternizar o nome de Francisco Xavier Pereira “Xaxá”.

Vereadora Rosângela Alfenas fez a indicação do Projeto de Lei

Xavier Pereira em programa de auditório na Rádio Educadora AM realizando brincadeiras com as crianças

Francisco Xavier Pereira nasceu em 03 de Dezembro de 1922 na cidade de Rio Novo – MG. Sua infância foi passada na cidade de Guidoval – na Serra da Onça. Adolescente mudou-se para Ubá com seus pais – José Rufino Pereira e Margarida Weber Pereira.

Após ser orador do TIRO DE GUERRA 04.028 de Ubá na inauguração da Rádio Ubaense – na época fundada por Breno Dutra de Mendonça, José Rezende Brandão e Alceu Fonseca – foi contratado para trabalhar na emissora e assim iniciava – se uma carreira radiofônica brilhante.

Em 1954 conseguiu com o então Presidente Getúlio Vargas a concessão para fundar a Rádio Educadora Trabalhista AM de Ubá.

Em 1980 fundou a Rádio Educadora FM. Foi criador e apresentador, por mais de cinqüenta anos, dos programas “Em dia com a Notícia”(ainda no ar) e “Ave Maria”(reprise com gravações). Ficou famoso com os programas de auditório, onde se destacaram vários artistas ubaenses, como Ary Barroso, Nelson Ned e as irmãs Célia e Celma Mazzei.

Foi Maçom emérito e fundador do Albergue Noturno, ainda foi autor de vários livros, como: “Sombras e Sonhos”, “Contrastes” e “Viagem ao Passado”.

Em Abril de 2005 – Francisco Xavier Pereira faleceu na cidade de Juiz de Fora aos 82 anos.