RUA DO XAXÁ > RADIALISTA FRANCISCO XAVIER PEREIRA É ETERNIZADO COM SEU NOME EM RUA DE UBÁ
Compartilhe
Foi votado e aprovado na reunião ordinária da Câmara Municipal de Ubá – no dia 02 de Março de 2020 – o Projeto de Lei 014/2020, que “Dispõe sobre a denominação de Rua Francisco Xavier Pereira (Xaxá), a logradouro público desta cidade.” A PL foi indicado pela vereadora Rosângela Alfenas, que falou com o jornalista Amarildo Oliveira Netto da emoção em poder eternizar o nome de Francisco Xavier Pereira “Xaxá”.
Francisco Xavier Pereira nasceu em 03 de Dezembro de 1922 na cidade de Rio Novo – MG. Sua infância foi passada na cidade de Guidoval – na Serra da Onça. Adolescente mudou-se para Ubá com seus pais – José Rufino Pereira e Margarida Weber Pereira.
Após ser orador do TIRO DE GUERRA 04.028 de Ubá na inauguração da Rádio Ubaense – na época fundada por Breno Dutra de Mendonça, José Rezende Brandão e Alceu Fonseca – foi contratado para trabalhar na emissora e assim iniciava – se uma carreira radiofônica brilhante.
Em 1954 conseguiu com o então Presidente Getúlio Vargas a concessão para fundar a Rádio Educadora Trabalhista AM de Ubá.
Em 1980 fundou a Rádio Educadora FM. Foi criador e apresentador, por mais de cinqüenta anos, dos programas “Em dia com a Notícia”(ainda no ar) e “Ave Maria”(reprise com gravações). Ficou famoso com os programas de auditório, onde se destacaram vários artistas ubaenses, como Ary Barroso, Nelson Ned e as irmãs Célia e Celma Mazzei.
Foi Maçom emérito e fundador do Albergue Noturno, ainda foi autor de vários livros, como: “Sombras e Sonhos”, “Contrastes” e “Viagem ao Passado”.
Em Abril de 2005 – Francisco Xavier Pereira faleceu na cidade de Juiz de Fora aos 82 anos.