Por assessoria Energisa
O período de chuvas pesadas acompanhado de ventos fortes, raios e temporais chegou de forma muito intensa na nossa região. Ubá, uma das cidades da área de concessão da Energisa, sentiu os impactos desse período de tempestades quando, na última sexta-feira, 25 de outubro, foi severamente atingida por fortes chuvas com granizo, descargas atmosféricas e ventos de 100 km/h, velocidade que está 150% acima do normal na região, o que provocou quedas de árvores, telhados, placas metálicas, outdoors entre outros objetos, causando grandes estragos na cidade e na rede elétrica como queda de postes. Somente na região de Ubá, o Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo registrou nesta noite cerca de 800 raios, 466% maior se comparado ao mês inteiro de outubro de 2018.
Os estragos na rede elétrica como cruzetas e postes quebrados, cabos rompidos entre outros danos nas estruturas elevaram de forma muito significativa o número de ocorrências de interrupção de energia na região, superando em 800% a média normal.Com esse esforço, no sábado pela manhã mais de 90% dos clientes de Ubá, impactados pelo temporal, já estavam com a energia restabelecida.
A Energisa realizou uma ação na cidade, visando à segurança dos seus clientes, a fim de conscientizar dos riscos envolvendo atividades próximas à rede de distribuição de energia. Uma equipe da Energisa visitou nesta quarta-feira, 30 lojas de materiais de construção, serralherias e instalação de antenas, além dos pontos onde caíram coberturas para orientar sobre a reconstrução desses locais com segurança. Ao todo, 94 estabelecimentos foram visitados. Além disso, se reuniu com as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do município solicitando que eles contribuam em disseminar essa informação em benefício da segurança das pessoas.
Para relembrar essas importantes medidas, em caso de tempestades fiquem atentos às dicas da Energisa:
· Não se aproxime em hipótese alguma de cabos partidos; faça contato com a Energisa.
· Caso verifique que um cabo partido caiu sobre veículo em que você está, fique dentro do carro. Chame a Energisa pelo 0800 032 0196 ou o Corpo de Bombeiros 193.
· Desconecte todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas para aumentar a segurança, especialmente quando a quantidade de raios for elevada.
· Evite o uso do telefone com fio durante a tempestade com raios.
· Não fique debaixo de árvores e evite ficar próximo de estruturas altas como torres de telefone ou de energia elétrica.
· Mantenha distância das tomadas, janelas e portas metálicas.
· Evite se manter em campos abertos, se deslocando para locais cobertos.
· Mantenha-se longe de rios, córregos, lagoas, etc.
· Chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha, entre outros) devem ser desligados imediatamente.
***Foto capa Rede Sociais
O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do Sistema Único…
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…