O Brasil passou por diversas epidemias de sarampo entre 1968 e 1991, com picos de expansão que infectavam milhares, em média, a cada dois anos. O vírus acabou perdendo força até que o país ganhou o certificado de território livre da doença, em 2016. O título foi perdido neste ano, depois da confirmação de um caso endêmico.
Agora, diante da cobertura vacinal insuficiente, a doença volta a se alastrar. Em Minas, neste ano já foram confirmados quatro casos e cinco pacientes tiveram exame preliminar positivo para a moléstia. Com isso, o estado pode estar prestes a confirmar o mesmo número de contaminações registrado em 1999, último ano com casos autóctones – de transmissão ocorrida dentro do próprio território. A situação pode ser ainda pior, já que ainda estão sendo investigadas 73 notificações suspeitas.
matéria completa jornal estado de minas
Em entrevista ao Jornal em Dia com a Notícia da Rádio Educadora AM/FM – para o jornalista Carlos Roberto Sodré – a coordenadora do setor de imunização de Ubá – Andiara Rosa Marcelo – destacou a importância da vacinação e lembrou que não há registro de caso de Sarampo na cidade.
O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do Sistema Único…
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando, em parceria com uma…
Amanda Occhi de Alencar era moradora de Guidoval, e foi até Ouro Preto a passeio…
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação…
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, nessa segunda-feira (18/11), os resultados das investigações…
Uma operação policial realizada na Rua Maria da Glória de Araújo, no bairro Altair Rocha,…