Notícias

1300 FOCOS DE MOSQUITO DA DENGUE FORAM ENCONTRADOS NOS BAIRROS DE UBÁ – MG

Compartilhe

PUBLICIDADE

A Vigilância Epidemiológica informa que até o momento, foram constatadas 209 notificações de casos prováveis de arboviroses sendo 182 de Dengue, 10 de Chikungunya e 17 casos de Zíka Vírus. Foram confirmados com exames laboratoriais 54 casos de Dengue e 1 de Chikungunya. Alguns se encontram aguardando retorno de exames laboratoriais e outros já foram descartados.

A Seção de Controle de Zoonoses informa que na semana do dia 22 a 26 de Abril,  foram trabalhados os bairros: Eldorado, Santa Clara, São Sebastião, Tanquinho, Jardim Glória, Itatiaia, Cibraci, Sta. Rosa, Sta. Bernadete, Inês Groppo, Mangueira Rural, Meu Sonho, Ponte Preta, Sto. Antônio, Centro II. Foram visitados 4.938 imóveis e 1.276 focos foram encontrados.

Através deste levantamento, foi constatado que mais de 80% dos focos estão dentro dos imóveis, podendo facilmente ser evitados ou eliminados pelo próprio responsável. Os principais foram os reservatórios e caixas d’água que representaram 29.6% deles. Já os depósitos móveis (vasos de plantas, bebedouros de animais ou vasilhas) representaram 25,4%, depósitos fixos como sanitários e ralos foram 19,7%. O lixo descartado de maneira incorreta representou 18,5%, pneus 6,3% e bromélias 0,5%.

 

Dicas de Prevenção

Segue o alerta à população quanto à necessidade dos cuidados que evitam a proliferação do Aedes, como:

Mantenha limpas e vedadas adequadamente as caixas de água e os demais reservatórios de água;

Lave e escove as partes internas dos vasos sanitários em desuso e vede corretamente os ralos, fazendo uso de água sanitária e sabão em pó semanalmente nesses locais;

Mantenha a casa limpa e sem água parada para evitar os possíveis criadouros: nada de manter pratinhos de plantas com água, garrafas pet ou qualquer objeto que facilite o acúmulo de água. Verifique as bandejas na parte de trás dos refrigeradores;

Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos. A água deve ser trocada diariamente; Mantenha piscinas devidamente tratadas.

Informações uba.mg.gov.br

Foto capa ilustrativa