A Prefeitura de Ubá realizou, durante entrevista coletiva, na manhã desta terça-feira (16), o lançamento da Bienal do Livro de Ubá 2019. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, será realizado na Praça São Januário, de 23 a 25 de maio, e traz o tema “Ler para sonhar e criar”.
Inspirada nos contos de fadas, a segunda edição do evento tem como objetivo, além de fomentar a leitura como um hábito na comunidade e a valorização do livro no imaginário popular, promover uma ação pedagógica que contribua para a formação de leitores e produtores de textos autônomos e criativos.
Atividades Pré-Bienal
Abrindo as atividades Pré-Bienal, também foi lançado nesta terça, a segunda edição do Concurso de Redação e Desenho “Prêmio Professora Marlene Marques”, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Ubá. Com inscrições abertas até o dia 26 de abril, o tema a ser trabalhado nas escolas municipais, estaduais e privadas será “E a ética, a moral e a cidadania viveram felizes para sempre”.
Além do Concurso, outra importante atração do período pré-Bienal, é o lançamento, no dia 17 de maio, do projeto de incentivo à leitura “Lar para Ler”. Por meio do projeto, 8 pontos de retirada de livros de literatura serão espalhados pela cidade.
No dia 18 de maio, uma ação de divulgação e panfletagem, com a temática “Livros , mente e guarda-chuvas só servem se os abrirmos”, vai mobilizar a população para a participação na Bienal e no tradicional “Cortejo Cultural”, que será realizado no dia 19 de maio, saindo do cruzamento das Ruas São José e Monsenhor Lincon Ramos (ao lado do Banco do Brasil) em direção a Praça São Januário.
Ainda como parte das atividades Pré-Bienal serão realizados: no dia 20 de maio, às 19h, o Madrigal Ubaense in Concert “Revivências”, no teatro Chiquinha Dias Paes – Fórum Cultural de Ubá. Nos dia 20, 21 e 22 de maio, intervenções artísticas nas escolas, com o arte-educador Márcio Versoli. No dia 23 de maio, no teatro Chiquinha Dias Paes – Fórum Cultural de Ubá, às 9h, a aula espetáculo “Da boca pra fora na ponta da língua: a importância da oralidade na sala de aula”, com o escritor, contador de histórias e ator, José Bocca e, às 14h, o workshop “A literatura na sala de aula: Formação e criação do herói nacional”, com o professor e escritor, Lucinei M. Campos.
Programação
Dentre a programação da Bienal do Livro de Ubá 2019, que será divulgada em breve, alguns eventos já foram confirmados. Entre eles, a exposição permanente “Caricatura do mestre no traço de 85 – talentosos cartunistas”, que terá como curador o cartunista Edra; a participação dos Cavaleiros da Cultura e a presença dos Três Porquinhos e da Rapunzel, animação do Grupo Comando Produções.
Informações e fotos Assessoria Comunicação da Prefeitura de Ubá
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Ubá (UBAPREV) publicou o Edital n.º…
Os serviços públicos de responsabilidade da Prefeitura que funcionarão durante o período são de 15…
A Prefeitura de Ubá, por meio da Comissão Permanente de Licitação, abriu o processo licitatório…
A Proclamação da República Brasileira aconteceu no dia 15 de novembro de 1889. Resultado de um…
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou na terça-feira, 12, em…
Na tarde de terça-feira (12/11), por volta das 17h, o primeiro pelotão de bombeiros em…