Aconteceu na sexta – feira(12) a abertura da 11º Conferência Municipal de Saúde – a proposta é debater assuntos e criar mecanismos de melhorias para o Sistema Único de Saúde.
Cerca de 200 pessoas entre profissionais da saúde, alunos e alunas das Faculdades Fupac e Fagoc, representantes de bairros e a população de modo geral compareceram.
Após a apresentação da Secretária Municipal de Saúde, Dulcineia Thinassi, o Prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, o diretor da Gerência regional de Saude de Ubá, Franklin Leandro Neto, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Geraldo Faria, o ouvidor Municipal de Saúde, Misael de Almeida Souza, o vice-presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, a superintendente Regional de Saúde de Juiz de Fora, Joana D’arc Zanelli, os vereadores: Edeir Pacheco, Alexandre Barros e o presidente da Femac, Mário Ângelo Noé, foi realizado uma palestra pelo médico Antônio Jorge de Souza Marques, médico e servidor público com 30 anos de carreira e ex-secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais.
Com o tema – “Democracia e Saúde: Saúde com Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. O palestrante mostrou que o maior problema do SUS é a forma de gerenciamento e muitas das vezes a falta de atualização do sistema de atendimento.Segundo o médico, muitos atendimentos no Posto de Saúde e ou na Emergência de uma Hospital poderia ser evitado se o trabalho de “prevenção” fosse adotado pela gerenciamento do SUS.
A segunda etapa desta CONFERÊNCIA aconteceu no sábado(13) onde, os debates com temas variados seriam levantados para a apresentação na Conferência Estadual e Federal.
O Hino Nacional e o Hino de Ubá – foram interpretados pelo Coral da Secretaria Municipal de Cultura.